¡Oye y Pronúnciate!

...defendendo o ELE
contra o sucateamento da língua...

Página principalPronúnciate | Quem somosPropostas | Dúvidas Freqüentes | Contato

 

Saiba mais sobre:

Sobre o ¡Oye!

Protocolo de Intenções

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Santander e Instituto Cervantes

Associações de Professores de Espanhol

ELE Brasil

Alternativas

Manifesto sobre o "¡Oye!"

Textos publicados

Sugestões

Veja as estatísticas do site!

Oposiciones Masters

Sent: Wednesday, September 20, 2006

Subject: Consulta à ADUSP


Maite escreveu:

Oi, caros colegas,

escrevo com cópia à Valeria e à Juliana (alunas da Letras), pois elas estiveram presentes na consulta hoje com a Dra. Lara, advogada, na ADUSP. A Juliana é advogada, também, e tanto ela quanto a Valeria poderão fazer alguma correção ao resumo que estou encaminhando.

1. A primeira questão é que a gente não têm cópia do convênio: e só lendo o convênio que poderíamos saber se há irregularidades e entrar, por exemplo (caso posse possível) com um mandato de segurança.

Hoje combinei com o Mario que nossa coordenadora encaminhe a solicitação de uma cópia do convênio, via chefia, à Reitoria da USP, mas isso vai demorar um pouco. Esse convênio nunca foi pedido.

2. O que é o que podemos fazer neste momento? Entrar com uma representação ao Ministério Púbico. Isto implica: fazer uma carta, que vai funcionar como uma denúncia e que não tem nenhum prejuízo para nós:

- relatando os fatos principais que nos levam a solicitar essa representação (que o MP apure possíveis irregularidades que o convênio entre o Gov. do Estado e o Santander pode estar implicando..., qual a participação dos parceiros nesse convênio, etc.)

- incluindo uma lista de toda a documentação que anexaremos: orientações curriculares, cartas, notícias veiculadas nos diferentes meios, etc,

- assinando uma pessoa física, ou várias: professores, alunos, Chefia do Departamento, presidente da Apeesp, etc.

Isso vai fazer com que o Juiz vá atrás do convênio e demais documentos, e comece a apurar irregularidades possíveis e, nesse caso, comece todo um processo (por irregularidades com relação a normas do MEC, por exemplo, etc.), se for o caso. Com o tempo, se houver irregularidades, os diplomas a esses professores passariam a não ter validade, o curso seria cancelado, etc.

Essa representação deverá ser protocolada na Promotoria da Cidadania ou na Promotoria Geral. A Juliana se encarregaria de levar o pacote.

Depois seria o caso de ver se a Adusp, a Apeesp, a ABH, etc. entram, como e com que forças.

Na Adusp, teríamos que solicitar reunião com a Diretoria. Aí são muitas as possibilidades. No entanto, já poderíamos enviar uma carta à Folha, nós mesmos, por exemplo. Sei que há gente cuidando disso na Comissão.

Caminhos possíveis: a) podemos aguardar e ver o convênio ou b) podemos entrar com esta medida enquanto aguardamos e, depois, entrar com mandato de segurança, se for o caso. Estou dizendo isto não como proposta, apenas tentando repassar a informação que nos foi dada hoje.

Sugiro começar a montar essa pasta e a preparar essa carta para entrar com a representação, mas acho fundamental que, antes, todos vocês se manifestem.

Abraço

Maite Celada



Sent: Wednesday, September 20, 2006

Subject: Re: consulta à ADUSP


Valéria escreveu:


Olá a todos,

Creio que a Profa. Maite descreveu todas as orientações que a Dra. Lara nos deu.

Cabe ressaltar que precisamos da LDB, das leis que regulamentam a EaD e do bendito convênio que, por acaso, não está disponível no sítio da Secretaria da Educação.

Como trata-se de uma denúncia no MP, seria interessante  arrolarmos também todas as notícias que foram veiculadas nos sítios.


Abraço,

Valéria

Sent: Thursday, September 21, 2006

Subject: Re: consulta à ADUSP


Mônica escreveu:


Valéria,


passo para você o esboço de um texto que fiz com considerações a respeito do projeto (do que eu conheço dele), à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores e da Portaria que regulamente a EAD nos cursos de graduação. Esses dois documentos estão no arquivo, além das Diretrizes para a Graduação em Letras.

Mônica


Anexo

© Copyright 2006. ¡Oye y Pronúnciate!.

Veja também:  Comunidades relacionadas (Orkut) Blogs relacionadosLinks relacionados - Grupos.com.br - PronúnciateContato